Ostomizados de Friburgo precisam de ajuda.

 

 

 

 

:| A HISTÓRIA DOS BANHEIROS PARA OSTOMIZADOS |:

 

 

São raros os relatos oficiais da existência de projetos que contemplem a construção de banheiros particulares ou públicos para ostomizados.

 

Tudo indica que o Japão foi um dos primeiros países a se preocuparem com esse tipo de instalação sanitária, conforme relatado pela JOA (Japan Ostomy Association, Inc). Segundo consta, o primeiro banheiro japonês para ostomizados foi instalado em um escritório da Prefeitura de Narashino em l998.

 

No Brasil, essa novidade foi apresentada em matéria publicada na revista da SBO - Sociedade Brasileira dos Ostomizados, atualmente ABRASO, em junho/julho de 2000. O destaque foi dado a uma instalação sanitária desenvolvida por um Engenheiro Holandês, que apresentou a inovação durante o 10º Congresso Mundial de Ostomizados.

 

 

Banheiro holandês
Revista ABRASO Jul/2000

A foto ao lado ilustrou a matéria do informe da antiga SBO que tinha como título:

        "Acessibilidade para a pessoa ostomizada"

"Esperamos que, a longo prazo, um número razoável de adaptações esteja disponível em hospitais, casas geriátricas, clínicas, edifícios públicos, e também nas casas das pessoas ostomizadas....incentiva a presidente da SBO, Candida Carvalheira."

 

 

O funcionamento da ducha
Revista ABRASO Jul/2000

Nessa foto vemos uma suposta ducha higiênica em funcionamento, sendo utilizada na instalação mostrada acima.

 

 

Infelizmente, não foi possível localizar nenhuma outra informação adicional sobre essa proposta, que se mostra bastante distante das versões japonesas, o que nos leva a acreditar que ela não se popularizou entre os ostomizados, espalhados por todo o Mundo.

 

Ainda assim, essa instalação apresentou um novo conceito para utilização de bacias sanitárias, ou seja, elas poderiam ser elevadas ao nível do abdômen dos seus usuários.

Esse novo conceito inspirou um projeto brasileiro de nossa autoria cujo "Registro de Direito Autoral" foi feito no CONFEA - Conselho Federal de Engenharia, Arquitetura e Agronomia, em nome do Engenheiro Spencer dos Santos Ferreira, sob o nº 1856 e teve sua publicação no Diário Oficial da União em 05/07/2005, às Fls 173, Seção 1.

 

Esse projeto, inicialmente, recebeu o nome de "Cartilha para Construção de Instalação Sanitária para Pessoas Ostomizadas". Atualmente, é conhecido como "Manual de Construção de Banheiros para Ostomizados".

 

Esse pequeno manual está sendo disponibilizado, gratuitamente, nesse site para servir como ponto de partida para as futuras construções de banheiros para as pessoas ostomizadas.

 

 

 

 

Google

Pesquisa personalizada


O Portal Ostomizados é produzido por Engº Spencer Ferreira, portador da Doença de Crohn e da condição definitiva de ileostomizado.
Licença Creative Commons
Esse conteúdo é licenciado sob uma Licença Creative Commons - Atribuição Não Comercial - Compartilhamento pela mesma licença 3.0 - Não Adaptada.
Autorizações adicionais podem ser obtidas em faleconosco@ostomizados.com.
***Site criado em janeiro de 2007***
*Política de Privacidade*