Na página anterior, mostrou-se como fazer uma capa protetora para as placas e bolsas coletoras. Agora, será mostrado como se coloca essa capa.
Chamamos a atenção dos usuários para a qualidade e o tipo de fita adesiva que será usada nessa colocação. É importante observarmos se a fita adere bem à pele e, ainda, se ela não provoca processos alérgicos que possam comprometer a área em volta do estoma.
O autor dessa página observou ligeira alteração na cor de sua pele, na região de contato com a fita. Essa observação é feita no momento da retirada da capa e acontece utilizando o tipo de fita mostrado abaixo. Contudo, essa pode não ser a realidade de outros usuários, que devem ficar atentos a processos alérgicos mais significativos.
A seguir serão apresentadas as instruções básicas, passo a passo, para colocação de uma capa de banho nas bolsas coletoras de fezes ou urina.
Para essa apresentação contamos com a inestimável ajuda de um personagem que, carinhosamente, batizamos de "Ostomildo". Ele é um manequim de plástico, usado nas vitrines do comércio de roupas e se apresenta para nós como uma pessoa ostomizada.
Antes do banho, devemos separar os materiais necessários a colocação da capa.
Esses materiais são vistos na lista e na Fig.1.
a) - Capa desenvolvida na página
anterior;
b) - Tesoura;
c) - Fita adesiva anti-alérgica.
Nesse ponto, antes do banho, devemos fazer a limpeza da bolsa, chamada por alguns ostomizados de "fazer minha higiene".
Os próximos passos podem ser vistos a seguir.
Usando uma tesoura cortamos a fita de nossa preferência como indicado ao lado, na Fig.2.
De posse da fita, enrolamos e prendemos a bolsa como na Fig.3.
Com a bolsa enrolada e de posse da capa, procedemos como segue.
Com carinho colamos a capa, encaixando o seu corte na bolsa enrolada, como mostrado ao lado.
Dobramos a tampa da capa de tal forma que ela fique em condições adequadas para a colocação da fita, como na Fig.6.
Com a tampa dobrada e de posse da fita adesiva, prendemos a bolsa no abdômen.
Veja que colocamos a fita primeiro para depois cortá-la. Dessa forma evitamos desperdícios, desnecessários.
Esse corte é feito com a pessoa em pé e não apresenta maiores problemas. Apenas, sugerimos atenção com o uso da tesoura, afim de se evitar acidentes.
A capa colocada dessa forma protege, integralmente, a bolsa e não permite que a placa seja molhada pela água que cai do chuveiro. Além disso, diminui a quantidade de fita adesiva colocada sobre a pele do abdômen e de quebra nos proporciona um banho mais confortável.
Essa é a apresentação final da capa colocada.
Detalhe lateral mostrando a bolsa, totalmente, protegida pela capa.
Particularmente, o autor desse projeto confessa que não saberia se banhar sem o uso desse acessório. A eficiência desse equipamento depende muito do seu fechamento lateral que não deve permitir a infiltração da água do banho. Com isso, se observará, no máximo e eventualmente, alguns poucos pingos de água na placa. Esse pingos podem ser retirados, facilmente, com um pedaço de papel higiênico.
Ainda estamos muito longe de soluções que só a altas tecnologias poderão nos oferecer. Contudo, essa capa já é um dos primeiros passos para a busca de uma vida mais digna para as pessoas ostomizadas.
A responsabilidade pela busca de soluções para esse grupo de deficientes físicos é de toda a Sociedade Brasileira. Por conta disso, busque uma solução melhor e a compartilhe conosco. Teremos o máximo prazer em divulgá-la.
Quem pode afirmar hoje, que não será o ostomizado de amanhã?
Pense nisso!