Na página anterior (primeira parte) foram vistos alguns tipos e modelos de bolsas coletoras e algumas características desse material. Nessa página vamos conhecer um pouco mais sobre essas próteses removíveis usadas pelas pessoas ostomizadas e por alguns indivíduos portadores de fístulas.
A seguir serão mostrados mais TIPOS DE BOLSAS COLETORAS
Considerando-se a transparência as bolsas coletoras podem ser:
- TRANSPARENTES quando a bolsa coletora deixa ver o seu conteúdo e;
- OPACAS quando a bolsa coletora não deixa ver o seu conteúdo.
A Fig.10 mostra uma bolsa coletora TRANSPARENTE no seu lado esquerdo e uma OPACA no seu lado direito.
As bolsas coletoras transparentes facilitam o acompanhamento das condições gerais do estoma, porque permitem uma visão do seu interior. Por essa razão, elas provocam um impacto maior quando observadas pelo público não ostomizado.
Considerando-se o seu ajuste ao tamanho dos estomas as bolsas coletoras podem ter placas:
- RECORTÁVEIS ou;
- PRÉ-CORTADAS.
Na foto da Fig.11 observa-se uma bolsa coletora com sua placa RECORTÁVEL. As bolsas com placas recortáveis, permitem um melhor ajustamento do tamanho do orifício que circunda o estoma. Esse orifício deve ser igual ou, no máximo, 3 milímetros maior do que o estoma.
Note que essa placa já vem com uma marcação de fábrica, sugerindo vários tamanhos de orifícios. Nem todas as placas oferecem esse recurso, como é o caso daquelas que fazem uso de um medidor (ou marcador) de estomas.
A imagem mostra um medidor de estomas que pode ser usado para marcar os orifícios nas placas recortáveis, não marcadas de fábrica, como na Fig.11. A PRIMEIRA PARTE desse trabalho mostra uma placa que necessita desse recurso.
Na Fig.12 observa-se uma bolsa coletora com uma placa PRÉ-CORTADA, ou seja, uma bolsa que já vem com sua placa recortada de fábrica.
Essas bolsas, diferentemente das recortáveis, não permitem um ajustamento do tamanho do orifício que circunda o estoma. Isso significa que sua utilização está limitada a estomas que tenham tamanho inferior a 3 milimetros do seu diâmetro pré-cortado.
Considerando-se o tipo da placa as bolsas coletoras podem ter:
- PLACA PLANA ou;
- PLACA CONVEXA.
As bolsas com PLACA PLANA ou CONVEXA podem ser de todos os tipos e modelos, conforme se apresentou até aqui. Note-se que para esse tipo o nome refere-se a placa.
Na foto da Fig.13 temos uma placa do tipo PLANA que faz parte de um equipamento de DUAS PEÇAS para ostomia.
As placas planas apresentam uma superfície regular e são as mais comumentes usadas, sejam elas duras como a da foto, flexíveis, recortáveis, pré-cortadas, etc.
A imagem da Fig.14 mostra uma placa CONVEXA que faz parte de um equipamento de DUAS PEÇAS para ostomia. Também, existem bolsas de UMA PEÇA com esse tipo de placa.
Esse tipo de equipamento, geralmente, é utilizado pelos ostomizados que tem seus estomas retraídos, ou seja, faceando com a parede do abdômen.
NOTA: A foto da Fig.14 foi obtida na Internet em um trabalho de nome "Assessoramento para o ajuste perfeito das bolsas de ostomia através do uso de barreiras de proteção da pele e pasta ADAPT", desenvolvido por Elizabeth O’Connel-Gifford, Enfermeira Estomaterapeuta, MBA.
Considerando-se o uso dos cintos de sustentação as bolsas coletoras podem ser do tipo que:
- suportam CINTO DE SUSTENTAÇÃO e;
- não suportam CINTO DE SUSTENTAÇÃO.
Para alguns ostomizados o cinto de sustentação oferece uma segurança adicional com relação a fixação da bolsa no abdômen.
NOTA: Esse cinto também é chamado de "cinto para suporte", "cinto para bolsa de ostomia", etc.
A imagem ao lado mostra um modelo de cinto de sustentação que pode ser usado nas bolsas coletoras que apresentam os encaixes das Fig.15 e 16.
Na Fig.15 é mostrado os encaixes ou furos onde se fixa os CINTOS DE SUSTENTAÇÃO das bolsas coletoras. Como o seu nome sugere, esse dispositivo ajuda a manter a bolsa no seu lugar e reduz a possibilidade de descolamentos da placa.
O seu uso no Brasil não é generalizado e se observa, apenas, nos ostomizados que encontram dificuldades para manter a placa aderida a pele abdominal.
A maioria das bolsas distribuídas pelo SUS não dispõem de suporte para cinto de sustentação, já que ele só se faz necessário para casos especiais.
A imagem da Fig.16 mostra o detalhe do encaixe onde é fixado o CINTO DE SUSTENTAÇÃO das bolsas coletoras. Esse dispositivo geralmente é parte integrante da placa. Contudo, ele pode ser obtido separadamente para uso com qualquer tipo de bolsa coletora.
A imagem da Fig.17 mostra uma bolsa coletora sem os encaixes para o cinto de sustentação. Note-se que esses encaixes costumam se localizar na placa, a parte mais firme do conjunto.
Na página "CINTA PARA BOLSA COLETORA" é mostrado um recurso prático que oferece um bom suporte para a bolsa.
Considerando-se a liberação dos gases as bolsas coletoras podem ser do tipo:
- com FILTRO PARA GASES ou;
- sem FILTRO PARA GASES.
NOTA: Esse é um dispositivo só encontrado nas bolsas coletoras intestinais.
A Fig.18 mostra uma bolsa coletora com FILTRO PARA GASES. Esse recurso ajuda a eliminar os gases que ficam no interior das bolsas, diminuindo o seu volume.
A imagem da Fig.19 mostra outra bolsa coletora com um FILTRO PARA GASES.
Alguns desses filtros são desenvolvidos com carvão ativado para reduzir os odores desagradáveis.
Esse recurso, para os ostomizados que apresentam fezes líquidas, pode produzir eventuais vazamentos.
A Fig.18 mostra uma bolsa coletora sem FILTRO PARA GASES.
Geralmente, os filtros são posicionados pelos fabricantes na parte superior da bolsa.
Nesse tipo de bolsa coletora intestinal os gases podem ser eliminados facilmente. Para isso, basta que se levante ao máximo a saída da bolsa e depois disso, ainda nessa posição, se retire o clamp para permitir a saída dos gases.
O autor desse site pretendeu com esse trabalho apresentar uma idéia geral e simplificada do que são as bolsas coletoras e quais os seus principais tipos e modelos.
À medida que os recursos tecnológicos se apresentam, os fabricantes desses materiais lançam um novo produto. Isso sugere ao público ostomizado uma atenção especial com relação a esse assunto, para que os benefícios desses lançamentos possam contribuir na melhoria de sua qualidade de vida.
A funcionalidade das bolsas coletoras é aumentada com a utilização de acessórios e produtos que, brevemente, estaremos apresentando nesse site.
Compartilhem conosco suas idéias e sugestões. Teremos o máximo prazer em divulgá-las.
Publicação: 25/05/2008.
Autoria: Engº Spencer Ferreira.