As bolsas coletoras foram tratadas na seção BOLSAS COLETORAS, e nela vimos alguns de seus tipos e modelos. Nessa página, vamos conhecer os principais complementos e acessórios usados com essas próteses removíveis e, ainda, por outras pessoas com ostomias e/ou fístulas.
Esses complementos e acessórios – como acontece com as bolsas coletoras - são produzidos e vendidos no Brasil pelos Laboratórios Hollister, Coloplast, Convatec e Shelter. Alguns desses complementos são produzidos por apenas um desses fabricantes. Algumas dessas Empresas expõem seus produtos na Internet e oferecem atendimento gratuito ao público, via e-mail ou telefone.
IMPORTANTE: Como são muitos os complementos e acessórios disponíveis no mercado para o público ostomizado, essa seção será atualizada, periodicamente, para melhor apresentá-los. Sendo assim, sempre que for possível, visite esse espaço para conhecer outros produtos e demais lançamentos.
1 - A seguir serão mostrados complementos e acessórios para BOLSAS COLETORAS.
Na página BOLSAS COLETORAS - PRIMEIRA PARTE apresentamos as bolsas coletoras intestinais e drenáveis e a figura de um clamp na posição fechado e aberto. Essa peça é usada para o FECHAMENTO da maioria das bolsas coletoras intestinais drenáveis e, também, é conhecida por "clip", "pinça" ou "fecho".
Nesse trabalho adotaremos o termo "clamp".
As pastas para ostomias foram desenvolvidas para promover o nivelamento das pregas e irregularidades cutâneas em regiões periestomais ou de fístulas. Essas pastas, como se moldam facilmente, preenchem as irregularidades existentes em volta dos estomas ou das fístulas. Dessa forma, são um importante acessório para auxiliar na fixação da bolsa coletora. Também, reduzem as infiltrações e, ainda, aumentam a vida útil das bolsas coletoras.
Os usuários dessas pastas reportam que a utilização delas evita o vazamento de dejetos (ou efluentes) e, ainda, aumenta a vida útil das bolsas coletoras. Isso confirma a utilidade desse produto para a melhoria da qualidade de vida da Pessoa Ostomizada.
Na Fig.5 observa-se os tubos das marcas das pastas mais conhecidas. Como essas pastas contém álcool, os fabricantes recomendam que elas não sejam aplicadas em peles muito irritadas ou feridas. Quando são aplicadas em peles irritadas podem provocar uma breve sensação de ardor. Também, quando aplicada na flange de bolsa utilizada por criança, deve-se esperar até que o álcool se evapore para, então, fixá-la em sua pele. Assim, a sensação de ardor é reduzida.
Brevemente mostraremos, através de fotografias, uma das formas de se aplicar essa pasta ao flange das bolsas coletoras. Aguardem!
Os medidores de estomas são uma ferramenta indispensável para a medição do seu tamanho.
O medidor de estomas da Fig. 6 ao lado é usado introduzindo-se o estoma no furo que apresenta a dimensão mais próxima de seu tamanho real. Essa medida é utilizada como base para o recorte do flange, ou melhor, para o recorte da barreira protetora; por onde se introduz o estoma na bolsa coletora.
Esses cintos são usados para ajudar na fixação das bolsas coletoras e são compatíveis com os sistemas de 1 e 2 peças. Seus usuários reportam que o seu uso aumenta a segurança na fixação e durabilidade da bolsa coletora.
A *¹Fig.8 mostra um cinto elástico ajustável fixado a uma placa do tipo convexa. Esse tipo de cinto, quando usado com placas convexas - aquelas destinadas a reduzir a retração dos estomas -, transforma-se em um importante aliado para correção desse problema. Eles ajudam a projetar o estoma para o exterior do abdômen.
A eficiência dessa SLNO - Solução Lubrificante Neutralizadora de Odor - foi comprovada, conforme mostrado em pesquisa científica apresentada nesse site, na página que segue:
A REDUÇÃO DOS ODORES MELHORA A QUALIDADE DE VIDA DOS OSTOMIZADOS.
A Fig.9 mostra as embalagens da SLNO - Solução Lubrificante Neutralizadora de odor, que foi objeto da pesquisa publicada nesse site. Essa solução deve ser usada, exclusivamente, em bolsas coletoras e se propõem a eliminar os seus odores característicos, ou melhor, os seus odores desagradáveis.
Esse produto é produzido pela Hollister e chama-se "Adapt Lubrificante Desodorante".
Esses filtros servem para retirada dos gases retidos nas bolsas coletoras, o que reduz o seu volume e a possibilidade de ocorrências desagradáveis. O seu uso deve ser mais bem avaliado pelos ileostomizados, por aqueles que apresentam as fezes líquidas e, também, pelos demais ostomizados que lavam internamente suas bolsas coletoras.
Os filtros apresentados na *¹Fig.10 asseguram a eliminação dos gases retidos nas bolsas coletoras fechadas ou drenáveis. A vantagem desse produto é que ele pode ser colocado em bolsas coletoras que não tem esse recurso de fábrica. O seu fabricante - a Coloplast - informa que esses filtros são resistentes à água.
ATENÇÃO: Brevemente, apresentaremos outros complementos e acessórios usados com as bolsas coletoras.
2 - A seguir serão mostrados complementos e acessórios para a PELE.
Essas películas se constituem em verdadeiras barreiras protetoras da pele e, geralmente, são constituídas de resina alcoólica, que depois de seca se transforma em um filme transparente.
Elas funcionam isolando a pele do contato direto com os efluentes oriundos do estoma. Dessa forma, ajudam a prevenir lesões na pele periestomal - pele em volta do estoma.
Esse produto se destina a ajudar na limpeza da pele em volta do estoma. Sua apresentação se assemelha a um Xampu, mas na verdade é uma "solução composta por detergente anfótero", conforme apresentado pela Coloplast.
NOTA: As imagens apresentadas com a notação *¹ ( asterisco+um) nos foram cedidas pela empresa Coloplast.
Periodicamente estaremos apresentando, nessa seção, outros materiais que complementam o uso das bolsas coletoras ou que são utilizados por pessoas com estomas, ou com fístulas. Assim, sempre que for possível, visite esse espaço para conhecer outros acessórios para uso com as bolsas coletoras ou, ainda, para a preservação da pele em volta do estoma.
Compartilhem conosco suas idéias e sugestões. Teremos o máximo prazer em divulgá-las.
Publicação: 09/10/2008.
Autoria: Engº Spencer Ferreira.