Ostomizados de Friburgo precisam de ajuda.

 

 

 

 

:| LAVADOR 1 PARA BOLSA COLETORA |:

 

 

A limpeza das bolsas coletoras com as conhecidas "garrafinhas" e, até mesmo, com as melhores "duchas higiênicas" encontradas no comércio, não nos permitem praticar uma higiene pessoal de qualidade e confortável. Na verdade, muitos ostomizados vivenciam situações constrangedoras provocadas pelos odores desagradáveis que exalam de suas bolsas e que, geralmente, são decorrentes de práticas higiênicas realizadas em condições precárias.

 

Para reduzir esse problema e, até mesmo, eliminá-lo desenvolvemos um acessório que chamamos de Lavador 1. Com ele podemos começar a responder a seguinte pergunta:

 

Como fazer uma boa limpeza das bolsas coletoras e como eliminar seus odores desagradáveis?

 

A produção de odores desagradáveis pelas bolsas coletoras se dá, geralmente e salvo raras exceções, por práticas higiênicas precárias e incorretas.

 

O acessório que será apresentado aqui, minimiza esse problema e facilita a higiene pessoal do público ostomizado. Ele é de uso pessoal e não deve ser compartilhado com outras pessoas.

 

 

Lavador curto
Fig.1 - Lavador curto

Esse acessório é adaptado a saída de algumas duchas higiênicas encontradas no comércio e se apresenta como na figura ao lado. Ele transforma o jato dessas duchas, que são do tipo chuveirinho, em contínuo. Essa montagem é chamada de "Lavador curto".

 

 

Lavador longo
Fig.2 - Lavador longo

O Lavador a direita é chamado de "Lavador longo" por que não teve o comprimento do adaptador reduzido como o da Fig.1. Note que ele é semelhante ao adaptador para mangueira que lhe deu origem.

 

 

Esse foi o primeiro acessório para a lavagem das bolsas coletoras desenvolvido pelo autor dessa página. A sua característica principal é a sua facilidade de construção.

 

 

A seguir serão apresentadas as instruções básicas, passo a passo, para a construção de um Lavador simples para bolsas coletoras de fezes ou urina.

 

 

1 - Materiais.

 

 

Materiais necessários
Fig.3 - Materiais

a) - 1 adaptador de 1/2" (meia polegada) para mangueira;

b) 1 ducha higiênica com chuveirinho de 1/2", como mostrado na foto ao lado.

 

 

A ducha higiência é um equipamento conhecido do público em geral e deve ser instalada em um ponto de água próximo a um vaso sanitário ou, ainda, em nosso Banheiro Adaptado para Ostomizados.

 

O adaptador de 1/2" para mangueira pode ser encontrado em qualquer bazar ou loja de material de construção nas imediações de sua casa. É uma peça de custo irrisório que usamos para produzir um jato contínuo de água na saída da ducha higiênica.

 

 

2 - A montagem mais simples.

 

 

Essa primeira montagem é muito simples e não exige nenhum tipo de esforço. Precisamos, apenas, desatarrachar o chuveirinho encontrado nas pontas das duchas higiênicas e colocar no seu lugar o adaptador de 1/2" para mangueiras. Abaixo veremos como se pode fazer isso.

 

 

Adaptador para mangueira de água
Fig.4 - Adaptador

A figura ao lado mostra como é o adaptador de 1/2" (meia polegada) para mangueira que será usado na nossa montagem.

 

 

Ducha higiênica
Fig.5 - Ducha

A Fig.5 mostra o chuveirinho desatarrachado da ducha higiênica para dar lugar ao adaptador de 1/2" da Fig.4.

 

 

Usando o adaptador original
Fig.6 - Adaptador original

Nessa imagem já podemos ver como fica a montagem final, depois de colocado o adaptador de 1/2".
Pronto! O lavador já pode ser usado.
Note que dessa forma, como mostra a seta vermelha, a rosca fica visível, mas isso pode ser corrigido como mostraremos a seguir.

 

 

3 - Melhorando a apresentação do Lavador.

 

 

Veremos a seguir como melhorar a apresentação do lavador.

 

 

Corte do adaptador
Fig.7 - Corte adaptador

Na Fig.7 mostramos como se deve cortar a rosca do adaptador para que ela não fique visível como na Fig.6.

 

 

O corte para reduzir o comprimento da rosca do adaptador, pode ser feito com uma lâmina de serra ou com um outro objeto cortante.

 

 

 

Cortando a rosca do adaptador
Fig.8 - Cortando

Esse corte é bem simples e deve ser feito de tal forma que a nova rosca tenha o mesmo comprimento da rosca do chuveirinho. Geralmente, esse comprimento é de cerca de 6 milímetros, ou seja, um pouco mais de 0,5 cm (meio centimetro).

 

 

Comparando os adaptadores
Fig.9 - Cortador

Ao lado, na Fig.9, podemos ver como ficará o comprimento da rosca depois do corte.

 

 

Nesse ponto já podemos dizer que estamos diante de "um novo acessório para lavagem das bolsas coletoras".

 

 

Adaptador sem rosca visível
Fig.10 - Adaptador longo

Veja na imagem ao lado que, ao contrário da Fig.6, a rosca não é mais visível.

 

 

Usando o lavador para lavar a bolsa
Fig.11 - Lavando

Note que a ponta desse lavador pode ser introduzida, facilmente, dentro da bolsa sem que haja qualquer risco de respingos a sua volta.

Agora você já pode lavar a sua bolsa por dentro, sem problemas e rápidamente. Também, pode manter a saída da bolsa totalmente limpa, eliminando os odores desagradáveis decorrentes da má higienização dessa parte.

 

 

 

4 - A melhor apresentação.

 

 

Para melhorar ainda mais a apresentação desse acessório, podemos eliminar as ranhuras de sua ponta, conforme mostrado abaixo.

 

 

Corte da ponta com as ranhuras
Fig.12 - Corte da ponta

Adotando o mesmo procedimento utilizado para reduzir o comprimento da rosca do adaptador, podemos reduzir o comprimento de sua ponta para esconder as ranhuras, como mostrado na Fig.12.

 

 

Versão final do lavador
Fig.13 - Versão final

Veja na imagem ao lado que com as instruções desse pequeno tutorial conseguimos transformar o adaptador para que ele, quando colocado na ducha higiênica, se mostre como na Fig.1. Lá ele foi chamado de Lavador curto.

 

 

5 - Conclusão.

 

 

Particularmente, o autor dessa proposta acha que o Lavador longo é mais eficiente para a lavagem interna das bolsas. Contudo, o Lavador curto é estéticamente mais agradável e mais fácil de limpar por não ter as ranhuras do outro.

 

Na próxima página, mostraremos outras opções de Lavadores que seguem o mesmo princípio de funcionamento e de construção desse que foi apresentado aqui.

 

Nesse ponto voltamos a apelar aos nossos leitores para que compartilhem conosco outras soluções que se mostrem mais eficientes do que essa. Teremos o máximo prazer em divulgá-las.

 

 

 

Google

Pesquisa personalizada


O Portal Ostomizados é produzido por Engº Spencer Ferreira, portador da Doença de Crohn e da condição definitiva de ileostomizado.
Licença Creative Commons
Esse conteúdo é licenciado sob uma Licença Creative Commons - Atribuição Não Comercial - Compartilhamento pela mesma licença 3.0 - Não Adaptada.
Autorizações adicionais podem ser obtidas em faleconosco@ostomizados.com.
***Site criado em janeiro de 2007***
*Política de Privacidade*