Ostomizados de Friburgo precisam de ajuda.

 

 

 

 

LAVADOR 2 PARA BOLSA COLETORA

 

 

Na página anterior apresentamos uma sugestão para construção de um "Lavador Simples" ou Lavador 1. A seguir mostraremos o seu sucessor, conhecido como "Lavador Especial" ou Lavador 2. Esse último acessório foi desenvolvido de forma a melhorar, ainda mais, a prática higiênica dos ostomizados.

 

 

Como fazer uma boa limpeza das bolsas coletoras e como eliminar seus odores desagradáveis?

 

 

O Lavador Especial responde melhor a essa questão, considerando-se que a produção desses odores pelas bolsas coletoras pode ser eliminado por práticas higiênicas eficientes.

 

 

"Esse acessório apresenta um novo conceito para lavagem das bolsas coletoras o que o torna uma peça especial e de relevante importância para nossas vidas."

 


Esse equipamento é de uso pessoal e não deve ser compartilhado com outras pessoas.

 

 

Lavador especial
Fig.1 - Lavador Especial

O Lavador 2 é adaptado a saída de algumas duchas higiênicas encontradas no comércio e se apresenta como na figura ao lado. Ele transforma o jato dessas duchas, que são do tipo chuveirinho, em contínuo. Essa montagem, também, é chamada de "Lavador Especial".

 

 

Lavador sobre a pedra mármore do vaso
Fig.2 - Lavador e vaso

No detalhe a direita podemos ver o "Lavador Especial" colocado na extremidade de uma ducha higiênica. O conjunto ao lado complementa a nossa instalação sanitária chamada de Banheiros para ostomizados.

 

 

Esse Lavador aprimora, principalmente, o processo de lavagem do interior das bolsas coletoras.

 

 

A seguir serão apresentadas as instruções básicas, passo a passo, para a construção de um Lavador Especial para bolsas coletoras de fezes ou urina.

 

 

1 - Materiais.

 

 

Materiais necessários
Fig.3 - Materiais

a) - 1 adaptador de 1/2" (meia polegada) para mangueira;

b) - 1 ducha higiênica com chuveirinho de 1/2".

c) - 1 tubo cinza com 15 cm de comprimento e com diâmetro externo igual a 13 mm, como mostrado na foto ao lado.

 

 

A ducha higiência é um equipamento conhecido do público em geral e deve ser instalada em um ponto de água próximo a um vaso sanitário ou, ainda, como em nosso Banheiro Adaptado para Ostomizados.

 

O adaptador de 1/2" para mangueira pode ser encontrado em qualquer bazar ou loja de material de construção nas imediações de sua casa. É uma peça de baixo custo que usamos para adaptar o tubo cinza na saída da ducha higiênica.

 

O tubo cinza é uma haste da estrutura de uma daquelas casinhas de pano para crianças. Ele pode ser substituído por qualquer outro tubo de plástico de mesmas dimensões ou, ainda, por outros materiais como será visto adiante.

 

 

2 - Preparação dos materiais.

 

 

A preparação dos materiais é muito simples e não exige nenhum tipo de esforço, como veremos abaixo.

 

 

Melhorando a apresentação do adaptador
Fig.4 - Adaptador

A Fig.4 mostra como é o adaptador de 1/2" (meia polegada) para mangueira que será usado na nossa montagem. Ele será aperfeiçoado da mesma forma como foi mostrado no tópico "Melhorando a apresentação do Lavador" da página anterior. A diferença será apenas no comprimento da parte não roscada que ficará com cerca de 10 mm, conforme detalhe ao lado.

 

 

Detalhes do tubo cinza
Fig.5 - Tubo cinza

A Fig.5 mostra o tubo cinza, já cortado, com a medida total de 15 cm. A fita crepe foi colocada a 85 mm de uma de suas extremidades para marcar o ponto onde ele receberá a curvatura desejada para ficar como na Fig.1.

 

 

Dobrando o tubo
Fig.6- Tubo dobrado

Nessa imagem já podemos ver como fica o tubo dobrado e o seu ângulo de curvatura que é de cerca de 60º (sessenta graus). Para isso, devemos colocar o tubo em um vasilhame com água fervente, até que ele fique maleável a ponto de conseguirmos a curvatura desejada.

 

 

3 - A montagem.

 

 

Veremos a seguir como juntamos o adaptador aperfeiçoado e o tubo cinza dobrado, conforme mostrado na Fig.6, acima.

 

 

Aprendendo a montar
Fig.7 - Como montar

Na Fig.7 sugerimos a forma como se dá a montagem. O tubo cinza deve ser introduzido na ponta não roscada do adaptador aperfeiçoado. Para isso, devemos colocar o adaptador em um vasilhame com água fervente, até que ele fique 'maleável a ponto de conseguirmos a introdução do tubo, conforme desejado.

 

 

Um dos segredos do sucesso dessa montagem é a qualidade do adaptador de 1/2". Os adaptadores de qualidade inferior costumam se romper no ato da introdução do tubo. Portanto, para construção desse acessório, busque adquirir adaptadores de boa qualidade.

 

 

A montagem final
Fig.8 - Lavador 2

Essa imagem mostra o tubo introduzido no adaptador aperfeiçoado. A complementação de sua fixação pode ser feita com cola do tipo Super Bonder ou similar. Em alguns adaptadores notamos a ruptura de sua ponta de encaixe na hora da fixação. Se isso acontecer elimine a ponta de 10 mm apresentada na Fig. 4.

 

 

Lavador de metal feito em uma tornearia
Fig.9 - Lavador de metal

Na Fig.9 podemos ver uma versão do Lavador Especial construído em metal. Essa construção pode ser feita em uma tornearia mecânica. O seu inconveniente é o peso e a sua apresentação.

 

 

Juntando a ducha com o lavador
Fig.10 - Montagem

Na imagem ao lado sugerimos a montagem final do "Lavador Especial". Lembramos que os nossos Lavadores podem ser usados em quaisquer duchas higiênicas com roscas compatíveis com a do adaptador.

 

 

Nesse ponto, também, já podemos dizer que estamos diante de "mais um novo acessório para lavagem das bolsas coletoras".

 

 

4 - Conclusão.

 

 

O Lavador Especial é mais eficiente para a lavagem externa e interna das bolsas do que o seu antecessor, o Lavador Simples ou Lavador 1. Estéticamente é mais agradável e mais fácil de limpar por não ter as ranhuras do Lavador Longo, mostrado na página anterior.

 

Na próxima página, mostraremos como esse Lavador pode ser utilizado.

 

Voltamos a apelar aos nossos leitores para que compartilhem conosco outras soluções que se mostrem mais eficientes do que essa. Teremos o máximo prazer em divulgá-las.

 

 

 

Google

Pesquisa personalizada


O Portal Ostomizados é produzido por Engº Spencer Ferreira, portador da Doença de Crohn e da condição definitiva de ileostomizado.
Licença Creative Commons
Esse conteúdo é licenciado sob uma Licença Creative Commons - Atribuição Não Comercial - Compartilhamento pela mesma licença 3.0 - Não Adaptada.
Autorizações adicionais podem ser obtidas em faleconosco@ostomizados.com.
***Site criado em janeiro de 2007***
*Política de Privacidade*