Ostomizados de Friburgo precisam de ajuda.

 

 

 

 

:| ROUPAS ÍNTIMAS E DE PRAIA PARA AS MULHERES OSTOMIZADAS |:

 

 

Esse espaço é dedicado, exclusivamente, as Mulheres Ostomizadas. Ele pretende contemplar esse delicado universo, fornecendo informações, sugestões e tudo aquilo que de alguma forma possa contribuir para a elevação da auto-estima da mulher. A idéia matriz é a valorização da natureza feminina.

 

As sugestões apresentadas abaixo são o fruto da experiência de uma de nossas grandes mulheres ostomizadas, nesse caso, em especial da nossa querida Ana Cristina do MOJOESP (Movimento Jovem dos Ostomizados do Estado de São Paulo). Ela costuma apresentar essas sugestões nas reuniões e palestras que ministra para as mulheres ostomizadas.

 

 

A seguir serão mostradas sugestões de roupas íntimas.

 

 

1 - Cintas tipo calça.

 

 

As mulheres ostomizadas tem o privilégio de poderem usar as "cintas tipo calça", que valorizam a silhueta feminina e de quebra ajustam as bolsas coletoras ao corpo. Isso lhes proporciona uma convivência mais segura e confortável com a bolsa.

 

 

A cinta tipo calça
Fig.1 - Cinta tipo calça

As mulheres ostomizadas que não são beneficiadas com o processo da irrigação do cólon e, por conta disso, não se sentem confortáveis com o volume da bolsa coletora, podem usar esse modelo de calça. Na verdade elas são verdadeiras cintas.

"Isso, também, é válido quando se quer usar um vestido ou uma sainha mais justa."

"Essas calças tipo cintas não são apertadas e oferecem mais segurança."

 

 

Note que a bolsa coletora, nesse caso, torna-se praticamente imperceptível. Contudo, quando se tratar de mulheres íleostomizadas deve ser deixado na bolsa uma pequena quantidade de ar. Isso facilita a saída do efluente e se não for feito assim, aumenta o risco de vazamentos.

 

Para as urostomizadas e íleostomizadas as higienes devem ser mais freqüentes, dependendo da quantidade e do tipo de alimentação.

 

 

2 - O modelador.

 

Além das sugestões que seguem, o modelador apresentado na Fig.2 pode ser ajustado para os momentos íntimos. Uma boa opção para isso é deixar a parte de cima e a de baixo soltas, ou melhor, livres. Isso deve ser feito de tal forma que a faixa fique na altura do estoma, para protegê-lo.

 

 

O modelador da cintura
Fig.2 - Modelador

"Esse modelador nos dá muita segurança, pois ele deixa a bolsa coletora bem "encaixada". Assim, perdemos o medo dela ficar visível quando usamos um vestido, uma saia ou uma blusinha mais curta."

"Com esse modelador é possível, em alguns casos, usarmos uma blusa para dentro da calça ou da saia"

 

 

 

Também aqui, a bolsa torna-se imperceptível e as demais sugestões quanto a alimentação e etc, apresentadas para o uso das "cintas tipo calça", devem ser observadas.

 

 

3 - Conjunto de lingerie.

 

 

Essa roupa íntima encanta todas as mulheres, sejam elas ostomizadas ou não. Isso por que ela inspira momentos de intimidade e valoriza toda aquela sexualidade que é própria da natureza feminina.

 

 

A lingerie verde
Fig.3 - Conjunto lingerie

O conjunto de lingerie verde ao lado, deixa aflorar na mulher ostomizada toda a sua sensualidade e beleza. A exemplo do que foi feito na Cinta tipo calça ela, também, pode ser usada nos momentos de intimidade. Nesse caso, a lingerie se transforma numa faixa. Isso é feito tirando-se as alças e deixando a blusinha na região da cintura.

 

 

A seguir serão mostradas sugestões de roupas de praia.

 

 

1 - Biquini com faixa.

 

 

Aqui o charme fica por conta da "faixinha" que, dependendo da cor, deixa todo o conjunto super harmonioso.

 

 

Biquini com faixa vermelha
Fig.4 - A faixa

"Para quem não abre mão da marquinha do biquini a sugestão é usar o seu modelo preferido com uma faixa na altura do abdômen, como mostrado na figura ao lado."

"Essa faixinha pode ser feita de um "tomara que caia" que ao invés de ser colocado no busto será usado sobre a bolsa coletora."

 

 

A dica, nesse caso, é que se procure usar a "faixinha" da mesma cor ou tom do biquini.

 

 

2 - Maiôs.

 

 

Esses maiôs são, popularmente, conhecidos como "engana mamãe". São bonitos e modelam o corpo deixando as costas livres.

 

 

A frente dos maiôs
Fig.5 - Maiôs (frente)

"A sugestão desse tipo de maiôs é para aquelas mulheres que gostam de usar biquinis, mas não querem usar a "faixinha", sugerida acima."

 

 

As costas dos maiôs
Fig.6 - Maiôs (costas)

"O ideal, para disfarçar a bolsa coletora, é usarmos os maiôs bem coloridos ou, então, os pretos."

"Eles disfarçam muito bem as bolsas."

 

 

Para esse tipo de maiô, que se mostra bem aberto, deve-se usar as bolsas de 2 peças. Elas podem ser colocadas na posição horizontal, ou seja, atravessadas na frente do abdômen. Existe, ainda, a possibilidade da bolsa ser colocada na lateral do corpo em direção as costas.

 

 

Conclusão.

 

 

O autor desse site aproveita o ensejo para homenagear a todas as mulheres, em especial as ostomizadas. Aqui, também, registra os seus agradecimentos a querida Ana Cristina pelo interesse e carinho com que contribuiu para essa apresentação, cuja a maior parte do conteúdo é de sua autoria.

 

Ela observa que "todas essas sugestões não devem ser consideradas como uma regra. Afinal, cada mulher tem seu estilo de vida e sua cultura. O que pretendo é estimular a mulher a desfrutar de tudo aquilo de que ela gosta de uma maneira confortável, sempre respeitando o seu jeito de ser".

 

"Aqui nos convencemos que as Mulheres Ostomizadas não são diferentes de nenhum outra, muito pelo contrário, exalam charme, sensualidade e de quebra são mulheres de verdade".

 

Para dar a sua opinião a respeito do que aqui foi mostrado, mande-nos um email.

 

Veja também a página guarda-roupas da Cristiana L. e na seção de DOWNLOADS a CARTILHA DA MULHER OSTOMIZADA, com outras dicas e sugestões para o dia-a-dia da mulher portadora de ostomia.

 

Compartilhem conosco suas idéias e sugestões. Teremos o máximo prazer em divulgá-las.

 

 

 

 

Google

Pesquisa personalizada


O Portal Ostomizados é produzido por Engº Spencer Ferreira, portador da Doença de Crohn e da condição definitiva de ileostomizado.
Licença Creative Commons
Esse conteúdo é licenciado sob uma Licença Creative Commons - Atribuição Não Comercial - Compartilhamento pela mesma licença 3.0 - Não Adaptada.
Autorizações adicionais podem ser obtidas em faleconosco@ostomizados.com.
***Site criado em janeiro de 2007***
*Política de Privacidade*